Diagnostico da
Instituição de Ensino
Projetos
Institucionais – Colégio Estadual Rotary
O colégio Estadual Rotary
inclui nas diretrizes que norteiam as atividades da escola projetos
institucionais que contribuem com melhor desempenho do desenvolvimento de
habilidades e competências no processo
de ensino- aprendizagem.
A secretária de Educação do Estado da
Bahia orientam as instituições a aceitarem
projetos institucionais em suas diretrizes, dentre os ofertados pelo
órgão o Colégio Rotary adota no seguimento de
educação corporal , artística e cultural :
o
Festival
Anual da Canção Estudantil (FACE) projeto que possui natureza educativa,
artística e cultura e promove o desenvolvimento das diversas expressões da
arte;
o
Artes
Visuais Estudantis (AVE) projeto pioneiro, de caráter
educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva
abrangente pois envolve alunos de todas as series , diretores, coordenadores e
todo corpo docente.Dentre os objetivos propõe estimular a
criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a
valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de
embelezamento e estetização da escola e da vida, entre outros.
o
Tempos de Arte
Literária – TAL o projeto de
natureza educativa, artístico-literária e cultural, conta com a participação
dos alunos de todas as series. Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes:
estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das
manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da
intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico).
o
Jogos Estudantis da Rede Pública – Jerp, organizados pela
secretaria de Educação da Bahia envolvendo toda comunidade escolar. Na perspectiva de consolidar a identidade dos Jogos Estudantis
da Rede Pública da Bahia ao Sistema Educacional, em consonância com as
orientações pedagógicas da Secretaria da Educação, a sua proposta estabelece
nexos com os princípios do movimento Todos pela Escola ao valorizar a
corporalidade, o lúdico, os esportes, enfim, a cultura corporal na formação
humana, como constituinte de uma Educação com qualidade.
o
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação a docência – PIBID, Desenvolvido pelas universidades
públicas da Bahia com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior CAPES/MEC e Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através
do Instituto Anísio Teixeira - IAT, o PIBID fomenta a criação de uma microrrede
de ensino-aprendizagem, que pretende contribuir na formação inicial dos
licenciando e, concomitantemente, criar um diálogo entre educação básica e
universidade para proporcionar também uma melhoria na formação continuada dos
professores em serviço. As ações dos subprojetos apresentados pelos estudantes
de cursos de licenciatura contribuirão tanto para desenvolver novas técnicas e
metodologias de abordagens nas salas das escolas de educação básica, quanto
para que no âmbito da universidade, estudantes e professores se
instrumentalizem para lidar com a diversidade de experiências de construção e
difusão do conhecimento, inerente a cada uma das licenciaturas.
O colégio Estadual Rotary
desenvolve alguns projetos internos visando o maior desempenho conjunto do seu
corpo docente e alunado, envolvendo todas as series, todavia não são obrigatórios,
cabe aos professores à decisão de se envolver
no processo, entre eles estão:
o
Festival desportivo e cultural – FEDESCULT,
o projeto envolve toda comunidade
escolar no desenvolvimento de práticas educacionais envolvendo esporte e cultura.
Com realização de jogos intersalas e
temática cultural distinta a cada ano do festival que contribui com
processo de ensino- aprendizagem.
o
A
questão da água – ÁGUA, o projeto envolve toda comunidade escolar, professores
de distintas disciplinas trabalham de forma interdisciplinar a temática água,
de modo que ressalte a importância desse recurso natural limitado dotado de
valor econômico, seu uso e consumo de
modo sustentável .
o
Consciência
Negra, o projeto fortalece a
inclusão do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira para as
relações étnico-raciais educacionais nas escolas.
Considerações
Os projetos contribuem
para diversificação e inovação da metodologia,
com práticas educacionais que potencializam o processo de ensino-aprendizagem.
Existe por parte de grande parte do corpo
docente o interesse em participar dos projetos. Entretanto, em algumas ocasiões,
a impossibilidade da participação de alguns professores inviabiliza a aderir um
ou outro projeto em determinados
momentos do período letivo.Quanto ao Pibid, o projeto institucional é bem
aceito na escola, tendo bolsitas de diversas disciplina inseridos no ambiente
educacional criando dialogo entre a
universidade e educação básica por meio
de ações que contribuem com a inovação do processo de ensino-aprendizagem.
REFERENCIA
Bahia, Secretaria de Educação.Educacional institucional.
link http://institucional.educacao.ba.gov.br/jerp
<< acesso em 06/07/2014>>
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