sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Sheila Santos '17/07' DIAGNÓSTICO DA ESCOLA - Projetos institucionais


Diagnostico da Instituição de Ensino
Projetos Institucionais – Colégio Estadual  Rotary





O colégio Estadual Rotary inclui nas diretrizes que norteiam as atividades da escola projetos institucionais que contribuem com melhor desempenho do desenvolvimento de habilidades e competências  no processo de ensino- aprendizagem.
 A secretária de Educação do Estado da Bahia  orientam as instituições  a aceitarem  projetos institucionais em suas diretrizes, dentre os ofertados pelo órgão o Colégio Rotary adota no seguimento de  educação corporal , artística e cultural :
o   Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) projeto que possui natureza educativa, artística e cultura e promove o desenvolvimento das diversas expressões da arte;
o   Artes Visuais Estudantis (AVE) projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente pois envolve alunos de todas as series , diretores, coordenadores e todo corpo docente.Dentre os objetivos propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida, entre outros.
o   Tempos de Arte Literária – TAL o projeto  de natureza educativa, artístico-literária e cultural, conta com a participação dos alunos de todas as series. Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico).
o   Jogos Estudantis da Rede Pública – Jerp, organizados pela secretaria de Educação da Bahia envolvendo toda comunidade escolar. Na perspectiva de consolidar a identidade dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia ao Sistema Educacional, em consonância com as orientações pedagógicas da Secretaria da Educação, a sua proposta estabelece nexos com os princípios do movimento Todos pela Escola ao valorizar a corporalidade, o lúdico, os esportes, enfim, a cultura corporal na formação humana, como constituinte de uma Educação com qualidade.

o   Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência – PIBID, Desenvolvido pelas universidades públicas da Bahia com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/MEC e Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, o PIBID fomenta a criação de uma microrrede de ensino-aprendizagem, que pretende contribuir na formação inicial dos licenciando e, concomitantemente, criar um diálogo entre educação básica e universidade para proporcionar também uma melhoria na formação continuada dos professores em serviço. As ações dos subprojetos apresentados pelos estudantes de cursos de licenciatura contribuirão tanto para desenvolver novas técnicas e metodologias de abordagens nas salas das escolas de educação básica, quanto para que no âmbito da universidade, estudantes e professores se instrumentalizem para lidar com a diversidade de experiências de construção e difusão do conhecimento, inerente a cada uma das licenciaturas.

O colégio Estadual Rotary desenvolve alguns projetos internos visando o maior desempenho conjunto do seu corpo docente e alunado, envolvendo todas as series, todavia não são obrigatórios, cabe aos professores à decisão de se envolver  no processo, entre eles estão:

o   Festival desportivo e cultural – FEDESCULT, o projeto envolve toda comunidade escolar no desenvolvimento de práticas educacionais envolvendo esporte e cultura. Com realização de jogos intersalas  e temática cultural distinta a cada ano do festival  que  contribui com   processo de  ensino- aprendizagem. 



o   A questão da água – ÁGUA, o projeto envolve toda comunidade escolar, professores de distintas disciplinas trabalham de forma interdisciplinar a temática água, de modo que ressalte a importância desse recurso natural limitado dotado de valor econômico, seu  uso e consumo de modo sustentável . 



o Consciência Negra, o projeto fortalece a inclusão do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira para as relações étnico-raciais educacionais nas escolas.



Considerações


Os projetos contribuem para diversificação  e inovação da metodologia, com práticas educacionais que potencializam o processo de ensino-aprendizagem.
 Existe por parte de grande parte do corpo docente o interesse em participar dos projetos. Entretanto, em algumas ocasiões, a impossibilidade da participação de alguns professores inviabiliza a aderir um ou outro  projeto em determinados momentos do período letivo.Quanto ao Pibid, o projeto institucional é bem aceito na escola, tendo bolsitas de diversas disciplina inseridos no ambiente educacional  criando dialogo entre a universidade e educação básica  por meio de ações que contribuem com a inovação do processo de ensino-aprendizagem.




REFERENCIA

 Bahia, Secretaria de Educação.Educacional institucional.
  link http://institucional.educacao.ba.gov.br/jerp << acesso em 06/07/2014>>






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