Saber controlar a ansiedade de uma turma não é tarefa fácil!Hoje
tivemos a oportunidade de praticar a docência sem a presença da professora
Fátima nas turmas do 3º ano A e B. Nessa atividade, apreendi com maior clareza
o perfil dos alunos. Percebi que as atitudes variam, por vezes, em grande grau
de turma para turma. Pensar que a mesma tática de ensino é válida
para a mesma turma pode ser uma ‘’fria’’! Melhor mesmo é ter o
plano A e o plano B. Então,aproveitamos para
dialogar um pouco mais sobre projeto em sua totalidade. Depois reunimos
os pequenos grupos e orientamos individualmente.
O
grupo que oriento sobre legislação e preservação ambiental entregou a pesquisa
que solicitei. Fiquei alegre! Fiz alguns questionamentos para
verificar se a pesquisa tinha sido aproveitada. Em seguida, entreguei uma
apostila e um questionário como roteiro de estudo e base para elaboração
das atividades lúdicas que faremos ao longo do processo. Para refletir
sobre nossas construções, levei um material ilustrativo sobre meio ambiente
e fui surpreendida tanto no 3ºA quanto 3ºB pelo
interesse nas produções . No 3A choveu ideias para história em quadrinhos e,
além disso, separamos alguns versos da música que um dos alunos levou para
reflexão e base para o fotopoema. No 3ºB , apesar de ter sido um pouco difícil conter os ânimos da turma, o grupo também colocou boas
ideias para desenvolver a produção da ilustração que propus. O dia passou muito rápido,mas o objetivo foi alcançado!Consegui indicar a direção para irem além.
0 comentários:
Postar um comentário