domingo, 13 de abril de 2014

Sheila Silva - 24/03/2014 ; 07/04/2014 e 11/04/2014

Bolsista : Sheila Silva Santos


Dia  24 de Março de 2014



Local favorável ao aprendizado discente o ambiente escolar fortalece o desenvolvimento de competências que a academia, por si só, dificilmente sustenta.  É na escola, no fazer diário, que descobrimos gradativamente como podemos orientar a nossa pratica por meio da teoria, passos da reflexão docente. 
Em primeiro contato com a escola proporcionado pelo PIBID – subprojeto Geografia –, pude perceber uma realidade peculiar. O colégio Rotary localizado no bairro de Itapuã em Salvador- BA possui um ambiente agradável ao processo de ensino aprendizado. Dispõe de boa infraestrutura, corpo docente, direção, coordenação, projetos institucionais, projeto pedagógico, elementos que compõem as engrenagens de uma escola; Entretanto, cada um desses elementos que avalie a principio como positivos serão, posteriormente, no decorrer do primeiro semestre, alvo de pesquisa para o grupo discente ao qual  faço  parte  na ação do diagnóstico da instituição de ensino.
Neste primeiro dia a professora Maria de Fátima, supervisora do projeto, levou- me a conhecer a estrutura do colégio dialogando sobre o funcionamento, contando inclusive momentos especiais de vivências enquanto docente; conheci funcionários, diretora e coordenadores. Em sala de aula fui apresentada aos alunos pela professora como bolsista do PIBID-UFBA e prontamente me apresentei ressaltando a importância do projeto, bem como, o ensino de Geografia. Observei a metodologia e didática aplicada em aula pela professora, sendo convidada a  interagir no dialogo   proposto em sala de aula foi possível de forma modesta participar do processo de ensino aprendizagem. De tudo o que foi dito e visto, no primeiro dia, um fator externo me chamou atenção: a paisagem! O Colégio Rotary está situado em área privilegiada quanto ao aspecto físico das janelas da sala de aula  os alunos podem ver o Mar e as Dunas do Abaeté.






Diante da diversidade ambiental que circunda o colégio Rotary pensamos, o grupo, em executar no segundo semestre letivo o estudo do meio, ação proposta pelo subprojeto Geografia, na aspiração de despertar nos alunos o interesse pelas alterações que a paisagem local vem sofrendo ao longo dos tempos, bem como, a ideia de pertencimento, etc.  

 Dia  07 de abril de 2014


No segundo dia de atividades no colégio Rotary acompanhei a professora em sala de aula  que apresentou, no primeiro momento,  o livro didático para os alunos . No segundo momento foi realizada uma revisão de conteúdos, tais quais: coordenadas geográficas, fuso horário e domínios climáticos do Brasil; durante aula a colega do grupo discente Loide aplicou uma dinâmica sobre coordenadas geográficas, interessante, participei no registro da atividade e apoio em sala de aula e , também, separei revistas para pesquisa e postagem no blog sobre práxis pedagógica.
 Em outra turma do 2º ano observei a didática empregada pela professora e, além disso, o comportamento dos alunos e desempenho de aprendizado diante dos temas abordados. No esboço de um dos temas, domínio climáticos, a professora fez alguns  questionamento em duas turmas distintas onde  foi possível notar o  relativo baixo desempenho em uma das  turmas quanto ao aprendizado do conteúdo. Ao apontar temas da Geografia  relacionados com a sociedade (demandas sociais, natalidade, mortalidade, expectativa de vida, migração)e geopolítica os alunos demonstraram interesse  e logo o dialogo foi estabelecido em sala de aula ; foi perceptível a motivação dos alunos quando proposto pela professora assuntos relativos ao cotidiano. Diante de tais experiências alguns questionamentos são feitos.   Como a compreensão de conteúdo pode ser diferente entre grupo de indivíduos? Tal vivência da base para o inicio da minha reflexão discente quanto ao processo de ensino aprendizagem.




Dia 11/04/2014


Dia de reunião com a direção da nossa supervisora professora Maria de Fátima. Discutimos sobre a primeira ação proposta pelo projeto, estruturamos o modo de aplicação dos questionários, bem como, dividimos a tarefas para execução do diagnostico; além disso, dialogamos  sobre as etapas que envolverão o estudo do meio   ação  que será trabalhada no segundo semestre letivo. 



_________________________________________________________________________________
Sheila Silva



0 comentários:

Postar um comentário